Galeria

Alerta Sobre A Perda Mundial de Grãos

 

A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – um órgão do Governo do Brasil, divulgou, em Janeiro de 2023, um relatório com um alerta sobre a perda mundial de grãos (arroz, cevada, milho, soja, e trigo).

O tema de perdas e desperdícios de alimentos (PDA) tem sido intensamente tratado no meio científico e nas esferas fomentadoras de políticas públicas, como uma importante forma de enfrentamento da fome que assola atualmente a humanidade.

Ao considerar os produtos arroz, cevada, milho, soja e trigo, que juntos representaram mais de 90% da produção mundial de grãos nos últimos 21 anos, somente 10 países foram responsáveis pelo montante predominante dessa produção, alcançando 69,7%. Desses, quatro responderam por mais de 50% dessa produção, que são, por ordem de grandeza de produção:

  1. Estados Unidos da América,
  2. China,
  3. Índia,
  4. Brasil.

A produção mundial de grãos em 2020 foi de 3,05 mil milhões de toneladas, com uma projeção de perda de 458,1 milhões de toneladas. Em termos monetários, na cotação dolarizada média de março de 2022, para cada produto (CONAB, 2022), e nas devidas proporções perdidas para cada tipo de grão, esse montante de perda representa, aproximadamente, US$176,1 mil milhões, valor superior ao PIB de mais da metade dos países da América Latina e Caribe somados (CEPAL, 2022). No âmbito nutricional, como fonte energética na dieta humana, a projeção da perda de grãos em 2020 representou 1.660.000.000.000 de kcal, considerando os devidos quantitativos perdidos para cada tipo de grão e sua composição em energia (kcal).

A conclusão que se chega é que, as perdas de grãos no mundo, ocorridas em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a lavoura à mesa do consumidor, representam parcela de incontestável significância na perda e desperdício de alimentos como um todo. Não somente pelos seus elevados quantitativos absolutos, mas também por representarem a principal fonte energética da dieta humana, devido à sua rica constituição em carboidratos.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Federal Brasil – CONAB – Compêndio de Estudos, V. 31, 2023

 

A importância dos pesticidas agrícolas

Pode-se observar a importância da aplicação de pesticidas, com uma informação, de 23-08-2022, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), no Brasil.

Segundo o Sindiveg, o agravamento dos ataques de insectos, as dificuldades para o controlo das doenças e o aumento dos infestos de plantas daninhas, obrigaram os agricultores brasileiros, nos primeiros seis meses de 2022, a investirem mais em tecnologias de defesa.

A área tratada com defensivos agrícolas cresceu 0,2% no período Janeiro – Junho de 2022, chegando a 741,278 milhões de hectares. Com isso, só a área aplicada de insecticidas aumentou 1%, chegando a 241,778 milhões de hectares, enquanto a aplicação de herbicidas aumentou 3%, atingindo 124,914 milhões de hectares.

Considerando os segmentos de produtos, os insecticidas representaram 37% do valor de produtos aplicados, herbicidas 26%, fungicidas 25%, tratamento de sementes 6%, enquanto outros representaram 6%.

 

 

 

Agro Systems na imprensa (Jornal de Angola, 11 de Agosto de 2022)

Lojas da BRASAFRICA

Todas as três lojas da BRASAFRICA (no Gamek, na Via Expressa, e na Estrada do Catete), em Luanda, dispõem de toda a linha de pesticidas da AGRO SYSTEMS. Com isso, a BRASAFRICA tem à disposição, para os seus clientes, os produtos de herbicidas, fungicidas e insecticidas das marcas AVGUST e AGRO SYSTEMS.

Associação Agro-Pecuária de Angola visita Agro Systems

O Presidente da Associação Agro-Pecuária de Angola – AAPA – Exmo. Sr. Wanderley Ribeiro, honrou o quadro do pessoal da Agro Systems, com a sua visita ao escritório da empresa, que é especialista na distribuição nacional, e no apoio técnico, de pesticidas agrícolas.

Dentre os assuntos conversados neste encontro, em 9 de Junho de 2022, priorizou-se a importância do bom uso de pesticidas, tanto tecnicamente como economicamente, isto é, a aplicação do produto certo e na dosagem correspondente, para que, o agricultor, possa ter bons resultados e lucros significativos.

 
   

 

scroll up